segunda-feira, 17 de novembro de 2014

[RECICLADOR DE SOLVENTES] Proposta da Gutenberg em equipamentos que contribuem para economia com custos de produtos químicos e preservação do meio-ambiente

Reciclador de solventes: proposta de reciclagem que produtos químicos nas industrias. A reutilização destes componentes químicos diminuem gastos em até 70%.

Já imaginou economizar reciclando solventes? Essa é a proposta da Gutenberg, que criou um reciclador de solventes que possibilita a reciclagem de qualquer solvente orgânico que são utilizados em grande escala para limpeza das máquinas offset e em diversos ramos da industria. 

A ideia surgiu na vontade de ter um produto que tivesse o apelo ecológico e que agregasse a possibilidade de economia para as empresas que usam este componente. E o que poderia ser mais ecológico do que uma maquina que possibilitasse a reciclagem e reutilização de solventes e também possibilita a compactação dos resíduos para melhorar o descarte.

Na fábrica do grupo a AU Rossi em Ribeirão Preto os engenheiros criarão inicialmente com a proposta para gráficas, porém durante o desenvolvimento perceberão que o equipamento atenderia uma infinita gama de industrias que utilizam solventes orgânicos, pois a função principal do reciclador é separar o solvente das impurezas sejam resíduos sólidos ou até mesmo água como no caso do solvente usado para limpeza dos rolos de molha.

O reciclador da Rossi trás a vantagem de ser de fácil operação, basta inserir o conteúdo e ao final do processo retirar o solvente limpo do tanque, sendo dispensado o acompanhamento de qualquer tipo de operador especializado na utilização do equipamento, o mesmo solvente poderá passar pelo processo mais de uma vez sem comprometer o solvente. 

Nos testes realizados o tempo máximo para realizar todo o processo de reciclagem é de aproximadamente 1 hora, podendo reciclar de uma só vez até 12 litros que é a capacidade máxima do tanque de reciclagem.